Neste artigo pretendo falar de um assunto muito importante, ouvir música. Parece bobagem falar, mais sei por experiência própria que muitos alunos de música dedicam pouco ou quase nenhum tempo de seu dia a esta atividade que é tão vital para seu desenvolvimento musical quanto o estudo de técnica, teoria musical, harmonia, escalas, acordes e etc.
Aprender a tocar um instrumento é como aprender a falar e o estudante de música assemelha-se a uma criança que está aprendendo a falar. Quando aprendemos a posicionar os dedos no braço do violão para produzir determinado acorde, não estamos fazendo mais do que uma criança que começa a emitir suas primeiras sílabas. A criança começa a desenvolver a fala somente após adquirir controle sobre seu aparelho fonador, quando então começa a prestar mais atenção aos sons da fala dos pais e qualquer outro adulto que esteja falando, e assim começa a se aventurar com as primeiras palavras (nem sempre corretas), depois vêm as frases e futuramente na escola, o estudo da gramática, ortografia, acentuação e outras questões mais complexas do idioma.
É sabido que crianças com problemas auditivos têm maior dificuldade de desenvolver a fala, e as que nascem surdas, não aprendem a falar. Isso não tem nada a ver com problemas relacionados aos órgãos da fala, estas crianças simplesmente não podem aprender a pronunciar as palavras por não poder ouvi-las.
Do mesmo modo, um violonista que ouve apenas rock, não conseguirá tocar um choro, não pela dificuldade, mas por não estar familiarizado com a linguagem deste estilo musical em particular, cujos ritmos, melodia, fraseado e harmonia são completamente diferentes do rock.
Portanto, ouvir música é necessário para ser bom músico, contudo, quando digo ouvir, quero dizer ouvir com atenção em cada um dos elementos da música, ritmo, melodia, fraseado, harmonia, tonalidade e tudo mais relacionado a cada estilo musical, bem como procurar conhecer, reconhecer e reproduzir as principais características de cada estilo em seu próprio estilo de tocar. Para isso se faz necessário conhecer e estudar os grandes nomes de cada estilo.
Cada estilo musical possui seus próprios ícones, músicos formidáveis que servem de referencia no que concerne a este estilo musical. Geralmente são músicos com técnica e musicalidade extremamente apuradas. Alem dos estilos musicais, os instrumentos especificamente também possuem suas “lendas”, músicos que são a referência de técnica, sonoridade e expressividade em cada instrumento musical. No caso do violão, a lista é simplesmente enorme, e conhecer esses nomes, escutar suas gravações e composições bem como estudar seus estilos únicos de tocar é de grande importância para o amadurecimento musical de qualquer aluno.
Vou citar agora alguns dos maiores violonistas, pesquise, leia e ouça tudo o que puder encontrar sobre esses músicos:
Raphael Rabello
Paco de Lucia
Hélio Delmiro
Baden Powell
Paulinho Nogueira
Dino 7 Cordas
Yamandú Costa
Essa pequena lista é só uma referência inicial, pois são muitos os músicos que merecem destaque. Recomendo a todos os amantes de violão que procurem ouvir esses músicos e que os tomem como referência. Procurem igualar-se a eles, e tenham em mente que por melhor que se toque sempre é possível melhorar.
Boa sorte e bons estudos.