terça-feira, 25 de outubro de 2011

10 Dicas para aumentar a Qualidade do estudo.

Dica n° 1 - Prepare o ambiente para o estudo, retirando tudo o que possa causar distração. Estudar música com televisão ligada é uma péssima idéia. Procure deixar o ambiente o mais iluminado e arejado possível.

Dica n° 2 – Lembre de procurar sentar-se com a coluna ereta e com uma postura corporal correta para evitar dores desnecessárias.

Dica n° 3 – Faça alguns exercícios de alongamento, para preparar o seu corpo, e enquanto pratica, procure prestar atenção aos seus braços, pernas, pescoço, ombros, e caso perceba alguma tensão muscular, procure relaxar os músculos. O ato de tocar deve ser um ato de relaxamento e bem estar, portanto dê atenção ao seu corpo.

Dica n° 4 – Não estude por períodos muito longos, às vezes nossa mente precisa de algum tempo para assimilar tudo o que está aprendendo. Também não é bom para nosso corpo ficar sentado por grandes períodos. Faça um intervalo a cada meia hora de estudo, para se levantar e movimentar o seu corpo, só alguns minutos já são suficientes para aliviar as tensões.

Dica n° 5 – Observe o rendimento de seu estudo nas diversas horas do dia, e tanto quanto possível, planeje suas atividades diárias de forma a liberar mais tempo para o estudo nos períodos do dia em que você se sente melhor para estudar. No meu caso, percebo que meus estudos rendem mais durante o período da manhã, pois consigo me concentrar mais e por mais tempo.

Dica n° 6 – Planeje seu horário de estudo dividindo o tempo disponível de acordo com o que você estiver estudando. Por exemplo, supondo que você terá uma hora para estudar, separe 10% do tempo (cerca de 6 minutos), para exercícios de aquecimento e alongamento corporal, 30% do tempo para estudo de técnica (exercícios), 30 % do tempo para o estudo de teoria musical e 20% do tempo para preparação de repertório ou para tirar alguma música de ouvido, enfim, é claro que a divisão não deve ser obrigatoriamente esta, mas tente balancear o estudo.
Você deve ter percebido que na minha divisão foram utilizados somente 90% do tempo, os outros 10% são para você fazer uma pausa após os primeiros 30 minutos de estudo. (dica n° 4).

Dica n° 7 – Procure um professor qualificado para lhe ensinar, e utilize materiais didáticos e de consulta, de qualidade. Tenha os métodos, apostilas e livros sempre a mão durante os estudos, para consultar caso surja alguma dúvida, dessa forma você não perderá tempo com pesquisas.

Dica n° 8 – Não estipule prazos. Coisas como “Tenho que aprender a tocar em seis meses” só atrapalham, pois de fato você não vai se tornar um bom instrumentista em seis meses, e a medida que o prazo for terminando, você se sentirá frustrado por não estar cumprindo o seu prazo. Ao invés de prazos, estipule metas, mas atente para que as metas sejam possíveis de se alcançar.

Dica n° 9 – Caso você tenha algum compromisso após o horário de estudo, programe um despertador para lembrá-lo da hora de parar, assim você evita ficar olhando para o relógio a todo o momento, aumentando seu aproveitamento do tempo de estudo.

Dica n° 10 – Envolva-se profundamente com o seu estudo. Leia livros e revistas sobre música e sobre violão, informe-se sobre os grandes violonistas e procure ouvir suas gravações e composições. Isso servirá de parâmetro para você saber o quanto ainda pode evoluir.


Com essas dicas você com certeza terá uma evolução mais rápida como violonista.

Boa sorte e bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e me ajude a criar um conteúdo cada vez mais dinâmico e interessante!

hostgator