A postura particular de cada instrumento foi desenvolvida e estudada durante anos com o objetivo de possibilitar ao instrumentista extrair de seu instrumento o máximo de sonoridade com o mínimo de esforço. Pensando desta forma, supõe-se que adotar a postura correta para a execução instrumental seja algo natural e até inerente ao ato de estudar música, porém, na pratica, isso está longe de ser verdade.
Quando vemos um violonista “largado” sobre uma cadeira, ou banquinho, ou caixote de madeira, ou, seja lá o que for, executando brilhantemente uma bela canção, enquanto nosso professor nos cobra austeramente por uma postura corporal correta para tocar, não podemos deixar de pensar: “Será que esse Pioio sabe o que está fazendo?”
A resposta é Sim! Sabe mais do que você imagina!
O fato é que quando vemos um bom violonista tocando, não imaginamos quantas horas de estudo diárias foram necessárias para se chegar àquele nível de desenvoltura e àquela execução perfeita. Simplesmente não podemos imaginar quantos dias, meses e anos foram necessários, tudo o que vemos é uma bela execução e é aí que está o problema.
Uma postura errada pode causar ao futuro violonista, desde dificuldades para executar certas peças musicais (isso na melhor das hipóteses) até problemas graves de saúde como problemas de coluna e nas articulações dos pulsos, que ao longo do tempo podem até impedi-lo de tocar. Caríssimo (a) Leitor (a)... Se estiver pensando que isso é exagero, imagine a seguinte cena: O cara está lá... Por horas sentado, estudando seu instrumento, sem fazer atividades físicas (sedentarismo, pessoal!!), a Coluna “véia” parecendo um anzol... Com o violão colocado em relação ao seu corpo de forma que para alcançar as cordas, ele tem que submeter suas articulações a ângulos agudos (Ângulos agudos = Dores agudas) e o resultado é...L.E.R.!
Imaginou?...Bem, diante disso, tudo aquilo que possa nos poupar de algum esforço, e com sorte de alguns anos de dor, é muito bem vindo, não acha?
Não importa se você está estudando música erudita ou popular, música é música e dor é dor em ambos os casos. Portanto, dê atenção aos conselhos de músicos mais experientes, adote uma postura correta ao estudar. Mas qual a postura correta para se estudar violão?
Bom, primeiramente é necessário observar que a coluna vertebral deve estar sempre ereta, enquanto o corpo deve permanecer relaxado.
A mão direita é de fundamental importância na execução de qualquer música, visto ser ela a mão que de fato produz o som no violão. Quanto à posição da mão direita, devemos atentar para que o antebraço esteja apoiado sobre a curva maior superior do violão, de modo que a mão fique na posição mais natural possível, e seguindo a linha do antebraço.
Os dedos indicador, médio e anular devem posicionar-se sobre as primas, como se fossem feri-las e o polegar deve estar sobre a 6ª corda e deve permanecer levemente adiantado em relação à mão.
Quanto à mão esquerda, os dedos 1, 2, 3 e 4 devem permanecer próximos das quatro primeiras casas como se fossem digitá-las, em posição aberta porém de forma natural.
O polegar da mão esquerda é de fundamental importância pois servirá de apoio para esta mão e deverá estar posicionado do meio para baixo na parte de trás do braço do instrumento, o cotovelo será o centro de gravidade do conjunto.
O ombro esquerdo deve estar relaxado e livre para deslocarmos a mão para qualquer região do braço do violão.
Observando estes aspectos, você poderá aproveitar melhor suas horas de estudo e com certeza terá melhores resultados ao longo do tempo, e ainda evitara dores e problemas de coluna.
Espero ter podido esclarecer um pouco sobre a postura correta para se tocar violão.
Nos próximos artigos veremos mais dicas para você que está aprendendo violão.
Boa sorte e bons estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e me ajude a criar um conteúdo cada vez mais dinâmico e interessante!