quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Violão - Iniciando o estudo

                O estudo de um instrumento musical, seja ele qual for, sempre passa por certas etapas mais ou menos distintas, e facilmente identificáveis por um professor. A primeira etapa é a familiarização com o instrumento (com a técnica e a linguagem particular de cada instrumento musical), a descoberta das possibilidades sonoras do instrumento que não acontece da noite para o dia. Ao contrário, requerem paciência e dedicação além do mais importante, a curiosidade e a vontade de aprender, sem as quais é quase impossível superar esta etapa.
                No começo há a empolgação a vontade de tocar o desejo de aprender o mais rápido possível... Ah!... As músicas que queremos aprender... Os solos que Iremos tocar... Isso é tudo o que temos em mente quando começamos a estudar música. Pelo menos foi assim comigo. Mas após algumas aulas, percebemos que não será uma tarefa assim tão fácil.
                Primeiro é preciso desenvolver a técnica inicial do instrumento, e isso só se consegue através de exercícios repetidos à exaustão. Sem isso, simplesmente não conseguimos fazer os acordes e as mudanças de posições necessárias para executar uma música. Se você está nesta etapa do aprendizado, só posso lhe dizer que apesar de ser uma fase chata é de extrema importância que você pratique os exercícios e desenvolva a técnica tanto da mão esquerda quanto da mão direita. Aliás, se você for destro, enfatize a técnica da mão direita (falaremos sobre isso em outra oportunidade).
                A próxima fase do estudo é o desenvolvimento da linguagem musical, conhecimento dos aspectos teóricos da música e desenvolvimento do repertório inicial. Nesta etapa a evolução técnica vem com a prática de tocar e é necessário aqui destacar a importância de se conhecer os diversos estilos musicais, independentemente de seu gosto particular, pois todos os estilos musicais oferecem alguma dificuldade técnica a ser superada.
                Finalmente, após todo este sofrimento, o aluno atinge a maturidade musical, sua técnica está desenvolvida, seu conhecimento teórico lhe proporciona uma execução mais fiel da peça musical escolhida, e sua confiança permite aventurar-se na execução de peças mais complexas, o ouvido musical está plenamente desenvolvido e já é possível tirar suas próprias músicas de ouvido bem como criar uma maneira toda particular de tocar.
                É este o objetivo que devemos procurar como instrumentistas, seja qual for o instrumento escolhido deve-se ter em mente chegar a este ponto do desenvolvimento, que lhe permitirá um completo domínio de todos os aspectos da execução musical.
                Bem, acho que já deu para perceber o longo caminho que teremos de percorrer. Nos próximos artigos, veremos como atingir este objetivo, e iniciaremos a caminhada rumo ao aprendizado deste maravilhoso instrumento que é o violão.

Boa sorte e bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e me ajude a criar um conteúdo cada vez mais dinâmico e interessante!

hostgator